sexta-feira, janeiro 11, 2008

 

Dormindo com os Tubarões

Chegou o grande dia!!!...

É, finalmente amanhã, que os alunos que estão agora no 5º ano de escolaridade poderão usufruir de um dos prémios com que foram contemplados no concurso " À Descoberta das Regiões Polares"

Esse prémio será dormir com tubarões...no Oceanário de Lisboa.

No site do Oceanário de Lisboa pode ler-se:
"Para quem se sente fascinado por estes impressionantes predadores, nada melhor do que passar uma noite no Oceanário de Lisboa
Este programa de actividades nocturnas desenvolvido pelo Atelier dos Oceanos pretende promover o interesse pelos organismos marinhos e pela conservação dos oceanos, através de uma aproximação e de um maior envolvimento entre os mais novos e esta Exposição Viva!Para além de actividades lúdico-pedagógicas, o programa inclui o passar da noite junto ao Oceano Global."


Programa para a tão esperada visita:
Início da visita: 20h00

Fim da visita: 10h00 do dia seguinte

20h00 - Chegada
20h15 - Inscrição e informações
20h30 - "Encontro com os tubarões" e montagem do "acampamento" numa das alas panorâmicas em frente ao Oceano Global
21h00 - Actividades educativas no Atelier dos Oceanos. Os participantes poderão tocar na pele e nos dentes destes fabulosos predadores, irão aprender como é que se reproduzem, como se alimentam e porque motivo são animais tão temidos pelo Homem.
22h30 - Snack "Dentada de Tubarão"
23h00 - Pijamas, escovas de dentes, chi-chis e um conto de aventuras submarinas!
24h00 - Hora de dormir
7h45 - (7h45?? "Tá tudo doido?) Alvorada: Bom dia senhor tubarão!
8h00 - Pequeno-almoço
8h30 - Visita ao Oceanário
10hh00 - Despedida


E devem:

Jantar previamente
Levar saco-cama e almofada
Levar roupa confortável e quente para dormir
Levar material de higiene pessoal incluindo toalha
Levar uma muda de roupa para o dia seguinte


Como não posso ir com vocês (as regras não o permitem), espero que aproveitem, que se divirtam muito e se portem muito bem.
E, não se esqueçam, fico à espera de novidades...

Beijocas

Zami


terça-feira, janeiro 01, 2008

 

As minhas férias no Canadá

Eu fui de férias ao Canadá com a minha mãe, o meu pai e a minha irmã ao casamento de uma prima da minha mãe.
Fomos cedo para o aeroporto para não apanharmos uma grande fila. Fomos para o terminal 2, fizemos o chek-in e depois tínhamos de pôr as malas de mão numa passadeira rolante que ia para um sítio em que os seguranças viam o que a mala tinha.
Depois fomos comer e entretanto chamaram-nos para o avião que partia às 13h.30m..
Quando entrámos para o avião guardámos as malas de mão na bagageira e sentámo-nos nos bancos.
Eu observei bem o avião. Era assim:
Tinha dois bancos em cada ponta e no meio quatro; tinha janelas ovais e uma espécie de persianas para fecharmos as janelas; todas as cadeiras tinham mesas nas costas e a mesa de cada pessoa é a da cadeira da frente; no braço da cadeira havia uns buracos que serviam para enfiar os auscultadores de música que eles davam.
Entretanto mandaram pôr o cinto e pediram atenção para um vídeo que mostrava como se apertava o cinto de segurança, o que fazer em caso de emergência, onde guardar as malas e o que fazer noutras situações. Depois o avião começou a andar e entretanto levantou voo. Primeiro via ainda o aeroporto, depois via as casas pequeninas, depois só via nuvens pois estávamos ao lado delas e por fim estávamos por cima das nuvens.
Mas 40 minutos depois aterrámos pois fizemos escala no Porto.
Quando nos chamaram outra vez, voltámos a fazer tudo de novo e depois levantámos voo.
A viagem até Toronto demorou 8 horas. Durante a viagem eu brinquei, conversei, joguei às cartas e vi filmes que eles passavam na televisão.
Passado uma hora ou duas de termos levantado voo eles serviram uma refeição.
Depois de 8 horas de viagem aterrámos no aeroporto de Toronto e estava tudo branco, cheio de neve. Saímos do avião, fizemos o chek-out e fomos buscar as malas. Quando nos despachámos fomos ter com o marido da prima da minha mãe, o Sérgio, que nos levou para casa deles que foi onde ficámos.
Nessa noite deitámo-nos cedo porque no outro dia tínhamos de acordar cedo para irmos para o casamento.
No dia seguinte fomos para a cabeleireira Fui eu, a minha irmã, a minha mãe, a prima da minha mãe que se chama Paula e a sua filha chamada Alexandra.
A seguir fomos para a casa da tia da minha mãe, a Engrácia, pois era ela que tinha os nossos fatos. Mas desta vez, o meu pai, o Sérgio e o seu filho Xavier também foram.
Quando lá chegámos estava lá a noiva, a Kelly, a Engrácia, o seu marido chamado José, a minha avó Luísa, o meu avô José Manuel e a minha bisavó Rogéria. Ficámos muito contentes por os ver porque não os víamos há muito tempo.
Depois fomo-nos despachar. Comemos uns petiscos que eles lá tinham e tirámos fotografias com a noiva.
Para a igreja fomos num autocarro que a noiva tinha alugado só para os familiares. Mas ela ia de limusine com os pais e a madrinha que era a sua irmã Paula.
Chegámos à igreja que era muito bonita e entrámos. Não estava muita gente no casamento. Eu, a minha irmã e o Xavier pusemo-nos atrás da noiva e da sua mãe que é a Engrácia e fomos até ao altar. Sentámo-nos e o padre começou o casamento todo em inglês.
Quando o casamento acabou os convidados foram-se embora, mas a família não. A noiva até me convidou, a mim, à minha irmã, ao Xavier e à Alexandra para irmos com eles na limusine. Era fantástica!!! Tinha televisão, batatas fritas, água, champanhe, telefone, espelhos no tecto e o engraçado era que nós víamos as pessoas na rua, mas elas não nos viam a nós.
Fomos tirar fotografias a um hotel e a seguir fomos para o restaurante.
Quando os convidados chegaram serviram um bufet com entradas. Passado algum tempo serviram massa, pois o noivo é italiano. Depois serviram galinha recheada e vitela com legumes, mas as crianças tinham noguetes de galinha e batatas fritas.
Antes da sobremesa fizeram um jogo em que duas pessoas lançavam dois dados enormes e se calhasse ímpar essas pessoas davam um beijinho, mas se fosse par davam os noivos. Entretanto serviram a sobremesa, pastel de nata, pudim e um creme italiano.
A seguir disseram para gritarmos. Os da família da noiva e depois os da família do noivo. Depois disto puseram música e quem quisesse dançava.
Mais tarde serviram um bufet de marisco e por fim bolo do casamento.
Só quando todos os convidados saíram é que fomos embora.
Chegámos a casa e fomos logo dormir pois estávamos muito cansados.
No Domingo acordámos às 10 horas, fomos tomar o pequeno-almoço e depois o Sérgio convidou-nos para andar de trenó. Nós vestimos as roupas deles da neve, mas o Xavier e a Alexandra não foram, porque ainda estavam a dormir. A minha mãe ficou com a Paula.
Foi muito divertido! Havia uma inclinação e depois um alto. Então nós saltávamos. À tarde fomos a um centro comercial enorme chamado Yorkdale com o Sérgio e o Xavier. Esse centro comercial tinha muitas lojas de moda e além disso um café tropical com palmeiras lá dentro, uma cascata pequenina, um lago com um crocodilo a fingir que abria a boca, uma cobra a fingir que mexia a cabeça e muitas outras coisas. Também tinha uma enorme loja de animais que tinha tudo, tinha animais, comida, brinquedos, gaiolas, aquários e outras coisas necessárias aos animais. Havia também uma loja da Disney que tinha brinquedos, DVDs, CDs, roupa, disfarces, sapatos, peluches e almofadas com as personagens da Disney.
Nós nesse centro comercial comprámos os postais que mandámos para os nossos amigos.
No dia seguinte de manhã ficámos em casa com o Xavier porque a Paula saiu e ele não foi à escola. Quando ela chegou eu, a minha irmã e o meu pai fizemos um boneco de neve no jardim da casa deles. Fomos almoçar ao Mc Donald’s e a seguir fomos ao Centro de Ciências ver uma exposição do Titanic que tinha muitas coisas que foram encontradas no fundo do mar.
À noite vimos o filme do Mr. Been em Férias.
Na terça-feira fomos a um sítio que se via como eram as vilas antigamente (em 1850), chamado Pionner Village. As casas eram verdadeiras e tinham sido levadas para ali. Havia a casa da costureira, do ferreiro, do marceneiro, o hotel, o restaurante, a loja, a cavalariça e ainda vimos mais algumas coisas. Só que outras como a casa do médico, a igreja, a escola nós não vimos porque começou a nevar muito.
Fomos almoçar a um restaurante italiano e à tarde fomos todos para casa da tia da minha mãe e jantámos lá.
No outro dia fomos com o Sérgio e o tio da minha mãe, o José a terras mais a norte de Toronto. Vimos lagos gelados, pistas de ski, uma igreja, e quando íamos para sair da igreja ficámos presos na neve mas depois apareceu o limpa neves que nos ajudou a sair.
Depois fomos para a casa que a família do Sérgio tem ao pé de um lago. O lago estava todo gelado, podia-se andar em cima dele.
Na quinta -feira fomos ver as cataratas do Nicarágua e esteve sempre a nevar, por isso, eu, a minha irmã e o Xavier não saímos do carro. As cataratas eram enormes e para lá já era os Estados Unidos da América. Fomos jantar a casa de um amigo do meu pai que mora lá no Canadá.
No nosso penúltimo dia de férias fomos ao centro comercial YorkDale e almoçámos em casa dos tios da minha mãe e à tarde fomos à torre mais alta do mundo, que é em Toronto. Lá de cima via-se toda a cidade de Toronto e uma ilha do lago Ontário
O nosso último dia de férias chegou. Nesse dia estava muito frio, estavam -10º graus. Nós queríamos andar de trenó mas estava muito frio. Por isso fomos a uma loja que só vendia coisas para aniversários, comprar coisas para o nosso aniversário. Tinha: balões, serpentinas, confetis, toalhas de mesa, pratos, copos, guardanapos, chapéus de festa, cornetas, enfeites para o tecto, muitas outras coisas e também tinha brinquedos.
À tarde fizemos as malas pois o avião era às nove horas da noite e tínhamos de lá estar às seis horas. Quando chegámos ao aeroporto fizemos o chek-in , os seguranças viram as malas, comprámos lembranças e comemos. Só nos chamaram às 9h e 55m porque o avião chegou atrasado de Portugal.
Voltámos a fazer tudo como da outra vez e chegámos a Portugal ao meio-dia de Domingo. Fizémos o chek-out, fomos buscar as malas e fomos para a casa.
O meu irmão ficou muito contente quando nos viu.
Eu gostei muito das férias.
Carolina Miguel


This page is powered by Blogger. Isn't yours?