quarta-feira, março 22, 2006

 
Como prometido aqui estamos nós

Hoje deixamos aqui algumas fotografias da nossa visita de estudo de ontem.

Deixamos também o trabalho a pares sobre um peixe chamado"Castanheta-azul", feito pela Adriana e pelo Miguel no dia anterior à visita.

A Castanheta-azul é um peixe de água salgada. Podemos encontrá-la nos recifes de corais do Oceano Índico-Pacífico e Mar Vermelho. Pode atingir um comprimento máximo de 8 cm e a temperatura da água deve ser entre 24º e 28º.

Alimenta-se de artémias e vive em cardume.

O aquário pode ser montado com muitas pedras formando esconderijos onde as castanhetas se possam abrigar.

Na altura da reprodução os machos limpam uma área sobre esqueletos de corais ou rochas e passam a guardar o espaço circundante. E nesta altura os machos como que convidam as fêmeas a depositarem ali os ovos.

Depois de fecundados, os ovos são guardados e arejados pelo macho até à eclosão.




Comments:
Fiquei curiosa com aquilo dos peixes vos ouvirem chegar. Como é que eles ouvem? É com ouvidos como os nossos? E dentro de água eles ouvem o que se passa cá fora? Nós quando temos a cabeça dentro de água ouvimos da mesma maneira que quando temos a cabeça fora de água?
Se tiverem alguma ideia para alguma destas perguntas digam aqui pois eu não sei mesmo e fiquei a pensar como seria. E acho que vou fazer umas experiências paar ver como é.
 
Outra coisa, será que vocês estão a pensar a fazer uma reportagem para colocar no site do Centro de Competência como eu sugeri no dia anterior à visita?
De qualquer das formas eu vou colocar o link deste vosso blogue nos recursos virtuais para as pessoas poderem ver as fotos e os vossos posts sobre a visita. Isto é quase uma reportagem, mas era giro vocês fazerem assim como se fosse uma página de jornal, com algumas secções. Por exemplo: como a preparámos, a viagem de ida e de regresso, No Aquário, O almoço...
É isso que eu chamava de uma reportagem da vossa visita.
 
ainda bem gostaram desta visita, nós os meninos e meninas do 9º ano da escola de ribamar, a escola dos grandes, como vocês lhe chamam, já fizemos este passeio embora tenha sido á alguns anos, também gostámos muito, parabéns pelo blog ta muito bonito... beijinhos para todos e portem-se bem e estudem muito =)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?