quinta-feira, agosto 03, 2006

 

GUIMARÃES - Aqui nasceu Portugal - 1


No próximo ano lectivo (que já está muito próximo) vamos falar um pouco da História de Portugal. Por isso, para aguçar o apetite, aqui ficam algumas fotografias de Guimarães.

Castelo de Guimarães


Campo S. Mamede com o castelo ao fundo.
Aqui se deu a batalha de S. Mamede em 24 de Junho de 1128

Comments:
Por acaso ficou giro.
Ficou uma coisa diferente...
original!!!
 
Olá Zami!Gostei muito das fotografias e nestas férias li um bocadinho de um livro chamado "História de Portugal" e uns livros da coleccção de "Era uma vez um rei" e fiquei a saber que D. Afonso Henrriques herdou do pai o condado Portocalense (terras desde o Minho até ao Douro) Guimarãens era a sua cidade, tinha uma linda casa para o rei dentro de um castelo, este servia também para defesa da população.
D.Afonso travava muitas batalhas e conquistas e o pequeno condado a que todos chamavam Portocalense deu lugar a um novo e maior reino, o reino a que todos passarama chamar o Reino de Portugal. D.Afonso Henriques, ficou conhecido como o Conquistador.
No livro da "Hiistória de Portugal" também aprendi algumas coisas sobre a Batalha de S.Mamede, por isso achei interessante ver as fotos do campo dessa batalha.
Fiquei a saber que essa batalha aconteceu no final de 1127. D. Afonso Henrriques governava as suas terras e D. Teresa, sua mãe governava de Coimbra o território entre o Douro e o Mondego.
Um dia D. Afonso avança para sul e conquista terras da sua mãe.
Vencida D. Teresa pediu tréguas e o conde ( que governava juntamente com D. Teresa) propôs a D. Afonso que fizessem uma batalha e aquele que perdesse saíria de Portugal.
No dia 24 de Junho de 1127 enfrentaram-se na batalha de S. Mamede.
D. Afinso coma ajuda de D. Egas Moniz venceu o combate.
Beijinhos da Carolina Miguel e até sexta-feira...
 
esta mal escrito Henriques... logo perto do inicio,, tem dois rr. Henrriques...
cump.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?