terça-feira, junho 26, 2007

 

Alerta

Este é um texto premiado no concurso " Uma História com clim@ " organizado pelo Centro de Competência CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.



Era uma vez um país muito poluído que era governado por um rei. Esse rei tinha três filhas. Uma era a Mariana e era a mais nova, outra era a Joana e era a do meio e a mais velha e refilona era a Luísa. A Luísa não gostava nada de ser contrariada nem que o pai a mandasse fazer alguma coisa. As outras faziam tudo o que o pai mandava e não gostavam nada da poluição.
O rei Ricardo por ser muito velho faleceu. As suas filhas queriam todas governar. A Luísa queria governar para mandar nesse país e mandar construir mais lojas de roupas de marca e tudo isso, a Joana queria governar para acabar com a poluição que é para o gelo de Antárctida e de todo o mundo não derreter e a Mariana queria governar, porque não queria que os caçadores matassem os animais. Então foram perguntar ao mordomo quem seria a melhor para subir ao trono.
- Mordomo quem é que achas que é melhor para governar? - perguntou a Luísa com ar de quem já ganhara o lugar de rainha.
- Claro que acho que deve ser a mais…, a mais…, a mais velha.
- Então sou eu!!... - exclamou a Luísa muito feliz.
As outras ficaram tão tristes!!! Até que a Joana disse com uma lágrima a cair:
- Eu vou, à minha varanda, imaginar o que a poluição vai fazer ao nosso país.
Passaram dias, semanas… passou um Verão e outro Verão cada vez mais quente. Os raios ultravioletas do sol estavam a chegar mais facilmente à terra, porque a camada de ozono tinha muitos buracos. A Joana não aguentava e disse à irmã mais velha:
- Luísa, tu não estás, a ver o que está a acontecer?
- Não o que está a acontecer?
- O gelo está a derreter e o mar está a subir.
- E?
- E? Tu não te preocupas com os animais? Não te preocupas com os pinguins que estão a morrer? Não?
- Sim preocupo-me, mas o que e que eu posso fazer?
Olha, por exemplo, tentas andar mais a pé ou de transportes públicos, de bicicleta para não poluir muito o ambiente.
- Achas que eu vou fazer isso? Eu sou uma rainha!!!
- Por isso mesmo tens de dar o exemplo, por causa das alterações climáticas.
Elas tentaram. Mas ainda se viam muitos carros a andar a grande velocidade e a poluir mesmo muito o ar. Até já se ouvia no telejornal as pessoas a falar e a dizer que o mar nos próximos 100 anos podia subir 1,4 metros. Elas estavam cada vez mais preocupadas. Iam à rua e só se viam carros e mais carros, o que podiam elas fazer?
Pensavam as duas até que a Luísa teve uma ideia.
- E se nós fossemos à televisão? Alertávamos todas as pessoas.
- Boa ideia!!!
E lá foram, falaram na televisão e disseram como é que podiam ser amigos do planeta, que o mar estava a subir, etc. Passado uns tempos foram à rua e já não havia muitos carros, mas sim mais bicicletas e pessoas a andar a pé. E foi assim que este país passou de um país poluído para um país quase sem poluição.
Adriana

Comments:
Muitos Parabéns! A história foi premiada com todo o mérito: uma história de reis e princesas relacionada com os problemas actuais que a todos deveria preocupar... Parabéns mais uma vez;)

Boas Férias para todos, descansem e aproveitem muito!;)
 
Obrigada!
 
Olá Princesa Adriana! A tua história está muito bonita, Parabéns! É importante sensibilizar todas as pessoas para este problema actual, e as vossas histórias, com toda a certeza estão a dar um incentivo muito grande para que este problema seja minimizado aos poucos. Tenho a certeza que vocês vão fazer deste mundo... um mundo bem melhor :)
Beijinhos
 
Parabens esta história esta muito fixe...
Boas férias para todos vós. Beijinhos da Bebiana e da Tatiana
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?