quinta-feira, junho 28, 2007

 

As duas irmãs

Mais um texto premiado no concurso "Uma História com clim@" organizado pelo Centro de Competência CRIE de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Era uma vez duas irmãs. Uma chamava-se Marta que era a mais nova, tinha olhos azuis, gostava da cor azul e o seu cabelo era loiro. A irmã mais velha chamava-se Cristiana, a sua cor favorita era laranja e o seu cabelo era castanho. Um dia as duas irmãs decidiram ir ver umas estátuas que estavam ao pé do mar. Pelo caminho encontraram muito lixo, tal como uma garrafa de sumo vazia, uma casca de banana, papel, pacotes de batatas fritas, tremoços, sacos de plásticos e muito mais coisas. A Marta deitou-se em cima da estátua a olhar para o mar e quando olhou disse:
- Mana olha para o mar.
- Estou a olhar
- O mar está todo sujo!
- Pois está, como no caminho. Vou telefonar à mãe para nos vir buscar.

- Não, eu quero ir a pé – disse a Marta.
- Está bem, vamos a pé.

Quando as meninas chegaram a casa foram dizer à mãe que a rua estava toda suja. As irmãs quando foram para a cama disseram uma para a outra:
- Eu amanhã vou dizer à minha professora o que nós vimos no chão e no mar – disse a Marta.
- Está bem, mas agora vamos dormir que já é tarde. Até amanhã.

De manhãzinha as duas irmãs foram tomar o pequeno-almoço e depois foram-se vestir. Quando acabaram de se vestir disseram à mãe:
- Mãe nós vamos andando para a escola – disse a Cristiana

- Não querem que eu vos leve?
- Não mãe, a escola é já ali.
- Então até logo.
Quando a Marta entrou na sala disse à sua professora:
- Senhora professora, eu ontem fui passear até ao mar e vi pelo caminho o chão todo sujo com casca de bananas, papel e muitas mais coisas.
- Ainda bem que tu falaste disso. Meninos, vocês agora têm visto muito lixo no chão?
- Sim temos visto.
- Pois é, as pessoas deitam muito lixo para o chão, abandonam frigoríficos velhos no meio da natureza e a maioria dos frigoríficos têm cfcs. Os cfcs libertam-se e sobem para a atmosfera. A maioria dos cfcs duram mais de um século e até alguns demoram mais. Os cfcs libertam-se para o ar e fazem um buraco no ozono. Assim se houver um buraco, as radiações solares vão entrar mais facilmente no nosso planeta. A melhor maneira é não abandoná-los e entregá-los às empresas que os podem reciclar.
- Professora acho que já percebi, nós não podemos deitar lixo no chão e não deitar os frigoríficos na rua.

- Muito bem Marta. Nós também não devemos matar os insectos com spray, porque contêm CFCs. Devemos ter em casa uma planta, a alfavaca que afasta os insectos.
A Marta e a Cristiana disseram cada uma à sua professora:
- Professora, podemos fazer uma manifestação?
- Boa ideia.

As meninas, os meninos e os professores fizeram a manifestação e explicaram às pessoas o que deviam fazer. E assim o nosso planeta salvou-se, graças à Marta e à Cristiana.
Viviana


Comments:
Mas que histórias tão bonitas, parabéns Viviana :)
Beijinhos para ti e boas férias

Sandra (mãe da Adriana)
 
Obrigada!!!!!!!
Viviana
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?