quarta-feira, junho 27, 2007

 

As gémeas que mudaram o mundo

Mais um texto premiado no concurso "Uma História com clim@" organizado pelo Centro de Competência CRIE de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Era uma vez duas gémeas. As duas eram loiras, magrinhas, altas, inteligentes e gostavam muito de ajudar. Eram a Catarina e a Érica.
Todas as tardes a Catarina e a Érica iam para umas rochas ao pé do mar e ficavam horas e horas a olhar para o mar, como se o tesouro mais precioso do mundo estivesse mesmo à sua frente. As gémeas iam sonhando, em sonhos e pensamentos. Um desses sonhos era poder fazer qualquer coisa para as pessoas deixarem de poluir o ar, a terra e o mar. A família delas era muito pobre e também era muito grande, por isso não tinha grande comida. Moravam num cabo, numa casinha muito pobre e velha. Felizmente à frente da casa tinha um pomar de três árvores e uma parreira. Isso servia de pequeno-almoço, almoço e jantar, mas não havia lanche.
Um dia a Catarina e a Érica estavam a ver o mar e viram que ele estava a ficar mais escuro e a Catarina disse:
- Parece que o mar está a ficar poluído. O que é que fazemos?
- Nós temos um sonho e esse sonho é que as pessoas deixem de poluir. E se nós fizermos alguma coisa o nosso sonho torna-se realidade e fazemos uma coisa que gostamos, ajudar!
- E o que é que nós fazemos?
- Deixa cá ver! Huuummmm… Já sei! Nós podemos cortar a cortiça das árvores e fazer um barco e depois vamos para uma cidade. Nessa cidade deve ter lá um investigador e ele transmite a mensagem para todo o mundo.
E lá fizeram o barco e partiram. Quando estavam quase a chegar viram uma gaivota a comer um fruto e perguntaram-lhe:
- Tu não devias estar a comer peixes em vez de frutos?
- Sim, mas por causa da poluição os peixes morreram todos e assim tornei-me vegetariana. – disse a gaivota – Onde é que vocês vão nesse barco tão fraquinho?
- Nós queremos ir a uma cidade e encontrar um investigador, para depois nós lhe pedirmos para ele nos filmar e dizermos a nossa mensagem e ele transmiti-la para todo o mundo.
- Também posso ir?
- Sim, vem.
E lá foram os três. Quando lá chegaram percorreram toda a cidade e não encontraram um investigador. Mas tinham-se esquecido de ir a uma praça. Deram outra vez a volta à cidade e finalmente chegaram à praça e viram uma tabuleta a dizer “ Investigador Manuel”. Entraram e o investigador estava a estudar a poluição. Então as gémeas disseram-lhe que queriam que ele as filmasse para elas dizerem a mensagem sobre a poluição. Ele preparou a máquina e começou a filmar e elas disseram:
- As pessoas estão a POLUIR MUITO O PLANETA TERRA. Todos têm de deixar de ter Sprays, Gases Nocivos, Extintores que aumentam os raios UV (Ultra Violeta), etc…
Todas as pessoas viram o anúncio e as gémeas ficaram muito contentes, porque a partir desse dia o Planeta Terra deixou de ser poluído.

Daniela

Comments:
Boa, para além de identificar alguns dos poluentes, ainda tem uma gaivota esperta, que sabe adaptar-se à mudança e se tornou vegetariana. Um pouco de peixinho, com a ajuda das gémeas, tb não lhe fará mal...
:)
 
Obrigada!
 
Olá Daniela :) A tua história está muito bonita,Parabéns!

Beijinhos e boas férias

Sandra (mãe da Adriana)
 
mersseste ganhar parabéns Daniela :) :) :) :) :) :) beijocas para ti
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?