terça-feira, janeiro 01, 2008

 

As minhas férias no Canadá

Eu fui de férias ao Canadá com a minha mãe, o meu pai e a minha irmã ao casamento de uma prima da minha mãe.
Fomos cedo para o aeroporto para não apanharmos uma grande fila. Fomos para o terminal 2, fizemos o chek-in e depois tínhamos de pôr as malas de mão numa passadeira rolante que ia para um sítio em que os seguranças viam o que a mala tinha.
Depois fomos comer e entretanto chamaram-nos para o avião que partia às 13h.30m..
Quando entrámos para o avião guardámos as malas de mão na bagageira e sentámo-nos nos bancos.
Eu observei bem o avião. Era assim:
Tinha dois bancos em cada ponta e no meio quatro; tinha janelas ovais e uma espécie de persianas para fecharmos as janelas; todas as cadeiras tinham mesas nas costas e a mesa de cada pessoa é a da cadeira da frente; no braço da cadeira havia uns buracos que serviam para enfiar os auscultadores de música que eles davam.
Entretanto mandaram pôr o cinto e pediram atenção para um vídeo que mostrava como se apertava o cinto de segurança, o que fazer em caso de emergência, onde guardar as malas e o que fazer noutras situações. Depois o avião começou a andar e entretanto levantou voo. Primeiro via ainda o aeroporto, depois via as casas pequeninas, depois só via nuvens pois estávamos ao lado delas e por fim estávamos por cima das nuvens.
Mas 40 minutos depois aterrámos pois fizemos escala no Porto.
Quando nos chamaram outra vez, voltámos a fazer tudo de novo e depois levantámos voo.
A viagem até Toronto demorou 8 horas. Durante a viagem eu brinquei, conversei, joguei às cartas e vi filmes que eles passavam na televisão.
Passado uma hora ou duas de termos levantado voo eles serviram uma refeição.
Depois de 8 horas de viagem aterrámos no aeroporto de Toronto e estava tudo branco, cheio de neve. Saímos do avião, fizemos o chek-out e fomos buscar as malas. Quando nos despachámos fomos ter com o marido da prima da minha mãe, o Sérgio, que nos levou para casa deles que foi onde ficámos.
Nessa noite deitámo-nos cedo porque no outro dia tínhamos de acordar cedo para irmos para o casamento.
No dia seguinte fomos para a cabeleireira Fui eu, a minha irmã, a minha mãe, a prima da minha mãe que se chama Paula e a sua filha chamada Alexandra.
A seguir fomos para a casa da tia da minha mãe, a Engrácia, pois era ela que tinha os nossos fatos. Mas desta vez, o meu pai, o Sérgio e o seu filho Xavier também foram.
Quando lá chegámos estava lá a noiva, a Kelly, a Engrácia, o seu marido chamado José, a minha avó Luísa, o meu avô José Manuel e a minha bisavó Rogéria. Ficámos muito contentes por os ver porque não os víamos há muito tempo.
Depois fomo-nos despachar. Comemos uns petiscos que eles lá tinham e tirámos fotografias com a noiva.
Para a igreja fomos num autocarro que a noiva tinha alugado só para os familiares. Mas ela ia de limusine com os pais e a madrinha que era a sua irmã Paula.
Chegámos à igreja que era muito bonita e entrámos. Não estava muita gente no casamento. Eu, a minha irmã e o Xavier pusemo-nos atrás da noiva e da sua mãe que é a Engrácia e fomos até ao altar. Sentámo-nos e o padre começou o casamento todo em inglês.
Quando o casamento acabou os convidados foram-se embora, mas a família não. A noiva até me convidou, a mim, à minha irmã, ao Xavier e à Alexandra para irmos com eles na limusine. Era fantástica!!! Tinha televisão, batatas fritas, água, champanhe, telefone, espelhos no tecto e o engraçado era que nós víamos as pessoas na rua, mas elas não nos viam a nós.
Fomos tirar fotografias a um hotel e a seguir fomos para o restaurante.
Quando os convidados chegaram serviram um bufet com entradas. Passado algum tempo serviram massa, pois o noivo é italiano. Depois serviram galinha recheada e vitela com legumes, mas as crianças tinham noguetes de galinha e batatas fritas.
Antes da sobremesa fizeram um jogo em que duas pessoas lançavam dois dados enormes e se calhasse ímpar essas pessoas davam um beijinho, mas se fosse par davam os noivos. Entretanto serviram a sobremesa, pastel de nata, pudim e um creme italiano.
A seguir disseram para gritarmos. Os da família da noiva e depois os da família do noivo. Depois disto puseram música e quem quisesse dançava.
Mais tarde serviram um bufet de marisco e por fim bolo do casamento.
Só quando todos os convidados saíram é que fomos embora.
Chegámos a casa e fomos logo dormir pois estávamos muito cansados.
No Domingo acordámos às 10 horas, fomos tomar o pequeno-almoço e depois o Sérgio convidou-nos para andar de trenó. Nós vestimos as roupas deles da neve, mas o Xavier e a Alexandra não foram, porque ainda estavam a dormir. A minha mãe ficou com a Paula.
Foi muito divertido! Havia uma inclinação e depois um alto. Então nós saltávamos. À tarde fomos a um centro comercial enorme chamado Yorkdale com o Sérgio e o Xavier. Esse centro comercial tinha muitas lojas de moda e além disso um café tropical com palmeiras lá dentro, uma cascata pequenina, um lago com um crocodilo a fingir que abria a boca, uma cobra a fingir que mexia a cabeça e muitas outras coisas. Também tinha uma enorme loja de animais que tinha tudo, tinha animais, comida, brinquedos, gaiolas, aquários e outras coisas necessárias aos animais. Havia também uma loja da Disney que tinha brinquedos, DVDs, CDs, roupa, disfarces, sapatos, peluches e almofadas com as personagens da Disney.
Nós nesse centro comercial comprámos os postais que mandámos para os nossos amigos.
No dia seguinte de manhã ficámos em casa com o Xavier porque a Paula saiu e ele não foi à escola. Quando ela chegou eu, a minha irmã e o meu pai fizemos um boneco de neve no jardim da casa deles. Fomos almoçar ao Mc Donald’s e a seguir fomos ao Centro de Ciências ver uma exposição do Titanic que tinha muitas coisas que foram encontradas no fundo do mar.
À noite vimos o filme do Mr. Been em Férias.
Na terça-feira fomos a um sítio que se via como eram as vilas antigamente (em 1850), chamado Pionner Village. As casas eram verdadeiras e tinham sido levadas para ali. Havia a casa da costureira, do ferreiro, do marceneiro, o hotel, o restaurante, a loja, a cavalariça e ainda vimos mais algumas coisas. Só que outras como a casa do médico, a igreja, a escola nós não vimos porque começou a nevar muito.
Fomos almoçar a um restaurante italiano e à tarde fomos todos para casa da tia da minha mãe e jantámos lá.
No outro dia fomos com o Sérgio e o tio da minha mãe, o José a terras mais a norte de Toronto. Vimos lagos gelados, pistas de ski, uma igreja, e quando íamos para sair da igreja ficámos presos na neve mas depois apareceu o limpa neves que nos ajudou a sair.
Depois fomos para a casa que a família do Sérgio tem ao pé de um lago. O lago estava todo gelado, podia-se andar em cima dele.
Na quinta -feira fomos ver as cataratas do Nicarágua e esteve sempre a nevar, por isso, eu, a minha irmã e o Xavier não saímos do carro. As cataratas eram enormes e para lá já era os Estados Unidos da América. Fomos jantar a casa de um amigo do meu pai que mora lá no Canadá.
No nosso penúltimo dia de férias fomos ao centro comercial YorkDale e almoçámos em casa dos tios da minha mãe e à tarde fomos à torre mais alta do mundo, que é em Toronto. Lá de cima via-se toda a cidade de Toronto e uma ilha do lago Ontário
O nosso último dia de férias chegou. Nesse dia estava muito frio, estavam -10º graus. Nós queríamos andar de trenó mas estava muito frio. Por isso fomos a uma loja que só vendia coisas para aniversários, comprar coisas para o nosso aniversário. Tinha: balões, serpentinas, confetis, toalhas de mesa, pratos, copos, guardanapos, chapéus de festa, cornetas, enfeites para o tecto, muitas outras coisas e também tinha brinquedos.
À tarde fizemos as malas pois o avião era às nove horas da noite e tínhamos de lá estar às seis horas. Quando chegámos ao aeroporto fizemos o chek-in , os seguranças viram as malas, comprámos lembranças e comemos. Só nos chamaram às 9h e 55m porque o avião chegou atrasado de Portugal.
Voltámos a fazer tudo como da outra vez e chegámos a Portugal ao meio-dia de Domingo. Fizémos o chek-out, fomos buscar as malas e fomos para a casa.
O meu irmão ficou muito contente quando nos viu.
Eu gostei muito das férias.
Carolina Miguel


Comments:
Boa Carolina!!1Então passaste uma semana em cheio! Ainda bem.
Parabéns pelas tuas notas e votos de Bom Ano para ti e para todos os teus colegas. Um bom regresso às aulas.
Beijinhos. Zami
 
Olá professora nós temos muitas saudades de ti e da (nossa)escola
Nós (adriana, viviana, mariana)vamos fazer um texto pro blog grande quando tiver concluido enviamos para ti
Mil beijos de todas (professora):).
 
Olá Carolina :) que férias fantásticas! Uma semana muito bem passada que vais recordar sempre.
Beijinhos
 
Ops ficou anónimo o meu comentário.

Sandra C. (mãe da Adriana)
 
É verdade!!! O teu texto está muito bonito.
Continua assim e uma boa Escola!
Beijinhos da Mariana.
 
Olá Carolina,
o meu nome é Madalena e sou professora do 1º ciclo em São João da Talha, concelho de Loures, encontrei o vosso blog através do endereço http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=221 .

Gostava de te dar os parabéns pelo texto excelente que escreveste. Contas tão bem tudo o que se passou e à medida que eu o ia lendo a curiosidade ia aumentando, só queria saber como terminou a viagem. Acho que isso é excelente para os escritores.

Espero que continues a escrever. Quem sabe se não tens um dom.:)

Um beijinho,
Madalena.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?