sábado, junho 30, 2007

 

Mais prémios...

Uau...continuam os prémios...
Agora são os prémios relativos ao concurso "À Descoberta das Regiões Polares"
Acabei de saber a lista dos premiados...
O nosso estabelecimento de ensino J.I./ E.B.1 de Ventosa, venceu na modalidade "Artes Plásticas" e na modalidade "Escritor Polar".
Mas houve outro Jardim de Infãncia do nosso concelho que também ganhou prémios...e muitos!..Foi o Jardim de Infância do Vimeiro, a quem agradeço a colaboração, tanto da educadora que levou para Lisboa os trabalhos com que concorremos, como da auxiliar que esteve presente na entrega de prémios e fez o favor de os trazer.

Artes Plásticas - Jardim de Infância do Vimeiro (individual) -1º Prémio

Jardim Infância do Vimeiro (Grupo) - 1º Prémio
Jardim de Infância do Vimeiro (Grupo) - 2º Prémio
Jardim de Infância de Ventosa (Grupo) - 3º Prémio

Nesta modalidade o Jardim de Infância do Vimeiro ainda obteve cinco menções honrosas a nível individual.

Escritor Polar: E. B. 1 de Ventosa
1º prémio - Igor Gomes
2º prémio - Carolina Miguel
3º prémio - Carlos Nóbrega
PARABÉNS aos vencedores e, também, a todos os que se esforçaram para participar no concurso.
Deixo aqui algumas fotografias, que tirei hoje, quando visitei a exposição no Pavilhão do Conhecimento.


sexta-feira, junho 29, 2007

 

Concurso

Uma turma da E.B.2,3 de Azeitão, que acabou agora o 7º ano, teve a iniciativa de propôr um desafio a todos quantos queiram participar. Os alunos desta turma foram, no 5º e 6º anos, alunos da "nossa aranhiça "3za.
VERÃO & POESIA

SOA BEM...

MAS COM o " A-TEAM" MISTURADO

TAMBÉM!

Mais informações aqui

quinta-feira, junho 28, 2007

 

As duas irmãs

Mais um texto premiado no concurso "Uma História com clim@" organizado pelo Centro de Competência CRIE de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Era uma vez duas irmãs. Uma chamava-se Marta que era a mais nova, tinha olhos azuis, gostava da cor azul e o seu cabelo era loiro. A irmã mais velha chamava-se Cristiana, a sua cor favorita era laranja e o seu cabelo era castanho. Um dia as duas irmãs decidiram ir ver umas estátuas que estavam ao pé do mar. Pelo caminho encontraram muito lixo, tal como uma garrafa de sumo vazia, uma casca de banana, papel, pacotes de batatas fritas, tremoços, sacos de plásticos e muito mais coisas. A Marta deitou-se em cima da estátua a olhar para o mar e quando olhou disse:
- Mana olha para o mar.
- Estou a olhar
- O mar está todo sujo!
- Pois está, como no caminho. Vou telefonar à mãe para nos vir buscar.

- Não, eu quero ir a pé – disse a Marta.
- Está bem, vamos a pé.

Quando as meninas chegaram a casa foram dizer à mãe que a rua estava toda suja. As irmãs quando foram para a cama disseram uma para a outra:
- Eu amanhã vou dizer à minha professora o que nós vimos no chão e no mar – disse a Marta.
- Está bem, mas agora vamos dormir que já é tarde. Até amanhã.

De manhãzinha as duas irmãs foram tomar o pequeno-almoço e depois foram-se vestir. Quando acabaram de se vestir disseram à mãe:
- Mãe nós vamos andando para a escola – disse a Cristiana

- Não querem que eu vos leve?
- Não mãe, a escola é já ali.
- Então até logo.
Quando a Marta entrou na sala disse à sua professora:
- Senhora professora, eu ontem fui passear até ao mar e vi pelo caminho o chão todo sujo com casca de bananas, papel e muitas mais coisas.
- Ainda bem que tu falaste disso. Meninos, vocês agora têm visto muito lixo no chão?
- Sim temos visto.
- Pois é, as pessoas deitam muito lixo para o chão, abandonam frigoríficos velhos no meio da natureza e a maioria dos frigoríficos têm cfcs. Os cfcs libertam-se e sobem para a atmosfera. A maioria dos cfcs duram mais de um século e até alguns demoram mais. Os cfcs libertam-se para o ar e fazem um buraco no ozono. Assim se houver um buraco, as radiações solares vão entrar mais facilmente no nosso planeta. A melhor maneira é não abandoná-los e entregá-los às empresas que os podem reciclar.
- Professora acho que já percebi, nós não podemos deitar lixo no chão e não deitar os frigoríficos na rua.

- Muito bem Marta. Nós também não devemos matar os insectos com spray, porque contêm CFCs. Devemos ter em casa uma planta, a alfavaca que afasta os insectos.
A Marta e a Cristiana disseram cada uma à sua professora:
- Professora, podemos fazer uma manifestação?
- Boa ideia.

As meninas, os meninos e os professores fizeram a manifestação e explicaram às pessoas o que deviam fazer. E assim o nosso planeta salvou-se, graças à Marta e à Cristiana.
Viviana


quarta-feira, junho 27, 2007

 

As gémeas que mudaram o mundo

Mais um texto premiado no concurso "Uma História com clim@" organizado pelo Centro de Competência CRIE de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Era uma vez duas gémeas. As duas eram loiras, magrinhas, altas, inteligentes e gostavam muito de ajudar. Eram a Catarina e a Érica.
Todas as tardes a Catarina e a Érica iam para umas rochas ao pé do mar e ficavam horas e horas a olhar para o mar, como se o tesouro mais precioso do mundo estivesse mesmo à sua frente. As gémeas iam sonhando, em sonhos e pensamentos. Um desses sonhos era poder fazer qualquer coisa para as pessoas deixarem de poluir o ar, a terra e o mar. A família delas era muito pobre e também era muito grande, por isso não tinha grande comida. Moravam num cabo, numa casinha muito pobre e velha. Felizmente à frente da casa tinha um pomar de três árvores e uma parreira. Isso servia de pequeno-almoço, almoço e jantar, mas não havia lanche.
Um dia a Catarina e a Érica estavam a ver o mar e viram que ele estava a ficar mais escuro e a Catarina disse:
- Parece que o mar está a ficar poluído. O que é que fazemos?
- Nós temos um sonho e esse sonho é que as pessoas deixem de poluir. E se nós fizermos alguma coisa o nosso sonho torna-se realidade e fazemos uma coisa que gostamos, ajudar!
- E o que é que nós fazemos?
- Deixa cá ver! Huuummmm… Já sei! Nós podemos cortar a cortiça das árvores e fazer um barco e depois vamos para uma cidade. Nessa cidade deve ter lá um investigador e ele transmite a mensagem para todo o mundo.
E lá fizeram o barco e partiram. Quando estavam quase a chegar viram uma gaivota a comer um fruto e perguntaram-lhe:
- Tu não devias estar a comer peixes em vez de frutos?
- Sim, mas por causa da poluição os peixes morreram todos e assim tornei-me vegetariana. – disse a gaivota – Onde é que vocês vão nesse barco tão fraquinho?
- Nós queremos ir a uma cidade e encontrar um investigador, para depois nós lhe pedirmos para ele nos filmar e dizermos a nossa mensagem e ele transmiti-la para todo o mundo.
- Também posso ir?
- Sim, vem.
E lá foram os três. Quando lá chegaram percorreram toda a cidade e não encontraram um investigador. Mas tinham-se esquecido de ir a uma praça. Deram outra vez a volta à cidade e finalmente chegaram à praça e viram uma tabuleta a dizer “ Investigador Manuel”. Entraram e o investigador estava a estudar a poluição. Então as gémeas disseram-lhe que queriam que ele as filmasse para elas dizerem a mensagem sobre a poluição. Ele preparou a máquina e começou a filmar e elas disseram:
- As pessoas estão a POLUIR MUITO O PLANETA TERRA. Todos têm de deixar de ter Sprays, Gases Nocivos, Extintores que aumentam os raios UV (Ultra Violeta), etc…
Todas as pessoas viram o anúncio e as gémeas ficaram muito contentes, porque a partir desse dia o Planeta Terra deixou de ser poluído.

Daniela

terça-feira, junho 26, 2007

 

Alerta

Este é um texto premiado no concurso " Uma História com clim@ " organizado pelo Centro de Competência CRIE da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.



Era uma vez um país muito poluído que era governado por um rei. Esse rei tinha três filhas. Uma era a Mariana e era a mais nova, outra era a Joana e era a do meio e a mais velha e refilona era a Luísa. A Luísa não gostava nada de ser contrariada nem que o pai a mandasse fazer alguma coisa. As outras faziam tudo o que o pai mandava e não gostavam nada da poluição.
O rei Ricardo por ser muito velho faleceu. As suas filhas queriam todas governar. A Luísa queria governar para mandar nesse país e mandar construir mais lojas de roupas de marca e tudo isso, a Joana queria governar para acabar com a poluição que é para o gelo de Antárctida e de todo o mundo não derreter e a Mariana queria governar, porque não queria que os caçadores matassem os animais. Então foram perguntar ao mordomo quem seria a melhor para subir ao trono.
- Mordomo quem é que achas que é melhor para governar? - perguntou a Luísa com ar de quem já ganhara o lugar de rainha.
- Claro que acho que deve ser a mais…, a mais…, a mais velha.
- Então sou eu!!... - exclamou a Luísa muito feliz.
As outras ficaram tão tristes!!! Até que a Joana disse com uma lágrima a cair:
- Eu vou, à minha varanda, imaginar o que a poluição vai fazer ao nosso país.
Passaram dias, semanas… passou um Verão e outro Verão cada vez mais quente. Os raios ultravioletas do sol estavam a chegar mais facilmente à terra, porque a camada de ozono tinha muitos buracos. A Joana não aguentava e disse à irmã mais velha:
- Luísa, tu não estás, a ver o que está a acontecer?
- Não o que está a acontecer?
- O gelo está a derreter e o mar está a subir.
- E?
- E? Tu não te preocupas com os animais? Não te preocupas com os pinguins que estão a morrer? Não?
- Sim preocupo-me, mas o que e que eu posso fazer?
Olha, por exemplo, tentas andar mais a pé ou de transportes públicos, de bicicleta para não poluir muito o ambiente.
- Achas que eu vou fazer isso? Eu sou uma rainha!!!
- Por isso mesmo tens de dar o exemplo, por causa das alterações climáticas.
Elas tentaram. Mas ainda se viam muitos carros a andar a grande velocidade e a poluir mesmo muito o ar. Até já se ouvia no telejornal as pessoas a falar e a dizer que o mar nos próximos 100 anos podia subir 1,4 metros. Elas estavam cada vez mais preocupadas. Iam à rua e só se viam carros e mais carros, o que podiam elas fazer?
Pensavam as duas até que a Luísa teve uma ideia.
- E se nós fossemos à televisão? Alertávamos todas as pessoas.
- Boa ideia!!!
E lá foram, falaram na televisão e disseram como é que podiam ser amigos do planeta, que o mar estava a subir, etc. Passado uns tempos foram à rua e já não havia muitos carros, mas sim mais bicicletas e pessoas a andar a pé. E foi assim que este país passou de um país poluído para um país quase sem poluição.
Adriana

sábado, junho 23, 2007

 

"Despedida"...

Dia de ensaio, de festa, de alegria e muita euforia... dia de muitas emoções...
Emocionantes momentos, muito partilhados, momentos que nós todos não iremos esquecer...momentos de tantas surpresas e mimos, de beijos e abraços bem apertadinhos, sorrisos e algumas gotas que teimaram em aparecer,...mas que falavam da alegria de tão deliciosos momentos...
"Despedida" que espero não o seja... Continuarei aqui disponível e de coração aberto para continuarem a partilhar o que quiserem...
Espero que continuem a lutar pelos vossos sonhos e que façam germinar bem, as sementes que foram lançadas...
Abraço bem apertado para cada um de vocês.
A professora






sexta-feira, junho 22, 2007

 

O nosso último dia

Hoje é o nosso ultimo dia de aulas. Estamos a preparar uma festa que vai ser logo à noite às 21 horas.
Enfeitámos a sala de aula, acabámos as capas, as cartolas e também os livros de curso e ensaiámos algumas das coisas que vamos fazer. Está a ser um dia muito especial para todos nós. Esperemos que logo à noite corra tudo bem, como pensamos.Estamos muito ansiosos que chegue a hora da festa. Sentimos uma alegria muito grande dentro de nós, mas vamos ter muitas saudades da professora. Obrigada a todos os que durante estes quase dois anos lectivos vieram visitar e comentar o nosso blog.
Em nome de todos
Adriana, Daniela e Carolina Miguel

quinta-feira, junho 21, 2007

 

Muito aterefados...

Estamos muito atarefados a preparar as cartolas e a nossa surpresa para os pais que vamos fazer amanhã às 21 horas.
Por isso, temos andado muito ausentes no nosso blogue e pedimos muitas desculpas.
Hoje recebemos os resultados das provas de aferição e todos tivemos positiva. Estamos muito contentes.
Viviana

quarta-feira, junho 20, 2007

 

Festa de encerramento do Agrupamento


segunda-feira, junho 18, 2007

 

Ano lectivo...

Hoje, da parte da manhã, alguns dos meninos do Jardim de Infância de Marquiteira vieram cá para conhecerem melhor a escola e para conhecerem a nossa professora.
Enquanto a professora esteve com eles e a contar-lhes algumas histórias, nós estivemos a fazer textos, poemas, ou textos palavra puxa-palavra. Vou deixar aqui o meu trabalho que se chama: Final do Ano Lectivo:

Ano Lectivo

Lectivo para todos
Todos queremos passar
Passar para a próxima
Próxima etapa
Etapa para ultrapassar
Ultrapassar todas as metas
Metas grandes
Grandes com ratoeiras
Ratoeiras perigosas
Perigosas e brincalhonas
Brincalhonas como a professora
Professora alegre
Alegre e simpática
Simpática e divertida
Divertida como todos
Todos gostam
Gostam de brincar
Brincar e fazer
Fazer coisas
Coisas divertidas!

Mariana

sexta-feira, junho 15, 2007

 

Mais uma boa notícia...

As surpresas continuam...
Recebi um mail do Centro de Competência CRIE FCL a informar os resultados relativos ao concurso "Uma história com clim@", a que a nossa escola concorreu. Curiosa...fui ver...e fiquei muito contente!!...No escalão relativo aos 3º e 4º ano, as vencedoras foram da nossa escola...ADRIANA, DANIELA e VIVIANA...
Parabéns às três... e a todos os outros, que se esforçaram e participaram também no concurso. E, como costumamos dizer, "o importante é participar."
A prof

quinta-feira, junho 14, 2007

 

Somos finalistas

Começamos a fazer as cartolas para a festa final de ano e estão a ficar um mimo. Agora falta a capa preta.
Nós e a professora já começámos a fazer os livros. Estamos a escrevê-los ao computador e também já escrevemos as dedicatórias nas fitas.

Igor


quarta-feira, junho 13, 2007

 

Conhecer a nossa futura escola

Hoje de manhã fizemos a última ficha de avaliação de matemática e fizemos revisões de Estudo do Meio para a prova de amanhã. À tarde fomos à E.B. 2,3 de Ribamar para a conhecermos, sobretudo os alunos que irão para lá no próximo ano.
Primeiro fomos à biblioteca onde ouvimos duas músicas tocadas pelos professores de música. Um tocou viola e outro violoncelo. Também ouvimos ler uma história. Entrámos na sala de ciências e na de música e depois fomos à sala de E.V.T. onde vimos muitos trabalhos feitos pelos alunos e conhecemos professores que nos ofereceram marcadores de livros feitos de papel reciclado. Cada marcador tinha o nosso nome lá marcado. No final fomos à sala 14 e ouvimos tocar algumas músicas por alguns alunos da Tuna da escola. Mas esta só estava representada pelos professores de música e pelos alunos de 5º e 6º ano.

Gostámos muito da visita, especialmente de ouvir a história, as duas músicas e ver os trabalhos dos alunos na sala de E.V.T.

Daniela

terça-feira, junho 12, 2007

 

O tesouro

Era uma vez uma menina de olhos azuis, morena e muito rabina. Um dia disse à sua mãe:
-Mãe eu vou em busca de um tesouro!
- De onde é que te veio essa ideia ridícula?
-Eu fui visitar o Sr. João e ele disse-me que havia um tesouro na floresta proibida!
-E tu foste atrás da conversa dele não foi?
-Sim. Eu também já tinha suspeitado que houvesse, por isso, eu parto amanhã com a tenda e montes de comida.
(No dia seguinte)
-Mãe está na hora, é agora que eu vou para a floresta proibida.
(Uma hora mais tarde)
-Ufa, já cheguei! Estava a ver que nunca mais chegava. Bem onde é que eu pus o mapa?Já cá está.
Regras:
1o pulos para a frente, 5 para o lado direito, 20 para o lado esquerdo e 24 para a frente. Acabou a primeira regra.
(Acabando de fazer a regra)
-Ah !!!...Boa, encontrei o X pequenino falta encontrar mais 3 X.
De repente ouviu um barulho nos arbustos:
Xrees, Xrees...
Ela cheia de medo foi lá ver o que era e viu: um grilo, um mocho e um coelho, e ela, que se chamava Joana disse:
-Olá amiguinhos, vocês sabem onde está o tesouro?!
-Desculpa, nós sabemos, mas quem vem aqui à procura do tesouro tem que seguir o mapa e os amigos não podem dizer. Mas podemos ir contigo!- disse o coelho.
-Mas eu acho que agora émelhor acampar. - disse o grilo. E a Joana disse:
-Podem dormir comigo se quiserem!
-Sim, está bem. disseram todos.
(No dia seguinte)
-Bom dia! -disse o mocho.
-Bom dia! -disseram todos.
-Vamos fazer a segunda parte do mapa.
-Sim vamos!Era mesmo isso que eu estava a pensar. - disse a Joana.
E lá foram.
-Bem! 10 pulos para a frente, 5 para o lado direito, 20 para o lado esquerdo e 24 para a frente. -disse a Joana.
-É o mesmo que o primeiro! Já viste Joana?
-Não, ainda não tinha visto.
-Se calhar é sempre assim. Vê lá no mapa Joana. - disse o mocho.
-Pois é, é tudo igual!!!
Ela fez, fez e fez e quando acabou de fazer ela chegou ao X maior e desenterrou-o. Ela encontrou um baú cheio de ouro, levou-o para casa e ficaram ricos.
Mas ela foi fazer outra vez o percurso, porque não tinha desenterrado os outros x pequeninos.
E ficaram muito mais ricos.
Carolina Neto

segunda-feira, junho 11, 2007

 

A rosa

Se eu fosse uma flor
seria uma rosa
teria uma linda cor e seria
muito cheirosa.

Podia ser cor - de - laranja,
cor - de - rosa,
azul ou vermelha
ou outra cor amorosa.

Mas não queria
ser preta
podia ter
era a cor violeta.

Ia querer morar
num jardim maravilhoso,
bonito, com flores
e muito amoroso.

Naquele jardim iam morar
animais e florzinhas
gladíolos, túlipas, margaridas
ou borboletas e andorinhas.

Quando as pessoas
o fossem visitar
as flores elas teriam de respeitar.

Eu acho que ia adorar
se uma flor pudesse ser
e para sempre
assim ia viver.

Carolina Miguel

sexta-feira, junho 08, 2007

 

A história de um projecto de escrita colaborativa

Amigos, depois de um dia bem cheiiiinho... uma nova surpresa....

O professor João Torres da Escola Superior de Educação de Setúbal que nos visitou dia 30 de Abril, juntamente com a "nossa aranhiça" Teresa Marques (Tempo de teia)publicou hoje a história que escreveu sobre como a conhecemos, como iniciámos a escrita colaborativa, como foi o encontro de dia 30, etc...

Podem lê-la aqui

Um sonho infeliz:um projecto de escrita colaborativa

Agradeço esta história ao Professor João e mais este saboroso incentivo que nos é dado e, mais uma vez, agradecer à Teresa e todas as pessoas que nos foram "dando força" para continuarmos, às que comentaram e às que foram, de alguma maneira, colaborando neste nosso projecto...
A Prof.

 

Livro de Curso

Neste final de ano vamos fazer um livro de curso e hoje já escrevemos o que cada um acha dos outros colegas. Já temos as fitas de várias cores (rosa, amarelo, azul e branco) que são para pôr no final do livro. Essas fitas são para a família, os amigos, a professora e os colegas escreverem e ficarmos com uma recordação do 1º Ciclo.
Carlos

quarta-feira, junho 06, 2007

 

Uma casa abandonada

Era uma vez uma casa branquinha que estava só e abandonada. Na cidade, mesmo ao lado, viviam dois meninos que iam muitas vezes para Floresta Encantada, era assim o seu nome.
Um dia o João disse para o Afonso:

- Afonso, queres ir para a Floresta Encantada?
- Sim . Eu ontem cheguei da escola e fui dar uma volta pela floresta e encontrei uma casinha branca só.
- A sério? Que divertido, vamos lá então.
E lá foram eles. E quando lá chegaram, bateram à porta para ver realmente se estava só e estava mesmo.
De repente o Afonso abriu a porta. E a casa era magnífica. Tinha tudo o que era presiso numa casa. Dava para habitar lá.
- Afonso - disse o João. Isto é magnífico.

- Pois é João.
-Vamos dar uma vista de olhos pela casa toda?
- Vamos.
Eles ficaram na casa branquinha e até lancharam lá, mas os seus pais estavam muito preocupados com eles e lembraram-se que eles gostavam muito de ir para a Floresta Encantada. De repente a mãe do Afonso lembrou-se e disse:
- A casa do meu pai é na floresta Encantada.
- A sério? Não consigo acreditar.
-Mas é mesmo verdade.
Então eles lá foram à procura do João e do Afonso e encontraram-nos lá. E amãe do Afonso contou-lhe tudo sobre a casa branca e ficou tudo bem.


Bebiana


terça-feira, junho 05, 2007

 

Dia do Ambiente


Hoje é o Dia do Ambiente e estivemos a fazer frases e acrósticos assim como um cartaz de alerta sobre o tema. Também içámos a bandeira do projecto "Latitude 60".

Deixo aqui o meu acróstico.

Dia
Importante de
Alerta

Dia com um
Objectivo

Alertar o
Mundo e
Bastante, para a
Importância de conservarmos
Este planeta que é
Nosso e de
Todos os seres vivos
E evitar mais poluição.


Adriana

segunda-feira, junho 04, 2007

 

O nosso iglú

Nós hoje continuámos a fazer um pouco do iglú que começámos a semana passada. Para o fazer utilizámos pacotes de leite vazios e cola.
Começámos a primeira fila, por colar os pacotes de leite uns aos outros com cartão e agora estamos a empilhá-los uns em cima dos outros. Este trabalho é para levar para o concurso nacional "À procura das Regiões Polares"
Viviana

sexta-feira, junho 01, 2007

 

Dia Mundial da Criança...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?